ALEXANDRE FERNANDES
Atualmente Presidente do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), empresa onde exercia as funções de Vogal desde 2021. Anteriormente, foi presidente do conselho de administração e diretor-geral do Grupo Shell em Portugal, tendo, durante 16 anos (1990 e 2006) exercido diversos cargos internacionais e nacionais neste grupo de energia. Entre 2006 e 2012 foi Diretor-Geral da Agência para a Energia (ADENE), administrador da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa e-nova) e presidente da rede europeia de agências de energia, a European Energy Network (EnR).
Presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético | ENSE
ANGEL ALBERDI
É Secretário-Geral da EWABA desde a criação da associação em 2013, sendo responsável pela gestão política e administrativa da organização. Desde fevereiro de 2024, Angel é ainda o responsável pelo escritório de Bruxelas da consultora global LLYC. Anteriormente, Angel foi Consultor Sénior de Assuntos Governamentais no escritório internacional de advocacia Mayer Brown (2011-2023). No início da sua carreira, também em Bruxelas, trabalhou para o European Biodiesel Board, para a consultora global de relações públicas Brunswick Group, e na Secretaria-Geral da Comissão Europeia. É formado em Direito e tem um Mestrado em Estudos Interdisciplinares Europeus, com especialização em governança da UE, pelo College of EuropeAnteriormente, foi presidente do conselho de administração e diretor-geral do Grupo Shell em Portugal, tendo, durante 16 anos (1990 e 2006) exercido diversos cargos internacionais e nacionais neste grupo de energia. Entre 2006 e 2012 foi Diretor-Geral da Agência para a Energia (ADENE), administrador da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa e-nova) e presidente da rede europeia de agências de energia, a European Energy Network (EnR).
Secretário-Geral da EWABA
ANABELA ANTUNES
Em 2007 abraçou o desafio de fazer parte da equipa de construção da fábrica de biodiesel da PRIO, no Porto de Aveiro. Os últimos 18 anos foram dedicados à PRIO e à indústria dos biocombustíveis, atuando em diferentes áreas: produção, investigação, gestão e contribuindo em diversos fóruns deste sector. Liderou o processo de transição da unidade industrial desenhada para processar matérias-primas virgens, para uma unidade de produção assente em matérias-primas residuais. Durante este percurso profissional foi completando a sua formação com várias especializações: Certificação Black Belt, Gestão Sustentável pela PBS e o programa AMEG – Advanced Management in Energy, AESE. Atualmente é COO da PRIO Bio, faz parte da Direção da EWABA – European Waste&base and Advanced Biofuels Association, é Presidente da ABA - Associação de Bioenergia Avançada, cargo que ocupa com muito orgulho e dedicação que atualmente conta já com quase 20 associados que representam toda uma cadeia de valor de biocombustíveis avançados. No dia a dia procura novas abordagens para o desenvolvimento sustentável, com uma busca constante por novas abordagens contribuindo para uma economia de baixo carbono envolvendo os diversos stakeholders.
Diretora de Operações | COO at Prio Bio
ANTÓNIO COMPRIDO
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Ao longo de mais de 50 anos de carreira profissional, teve muitas oportunidades de frequentar ações de formação em diversas áreas profissionais, incluindo ações nas Universidades de Cambridge e Stanford. Iniciou a sua carreira como Assistente de Investigação no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares da Junta de Energia Nuclear. Foi Assistente Regente do curso de Engenharia Mecânica, entre 1972 e 1979, na mesma universidade onde se formou. Esteve na Indústria Naval, entre 1975 e 1987, em lugares de diferentes sectores, culminando como Diretor nos Departamentos Organização e Informática e de Reparação Naval da Setenave, uma das maiores unidades do mundo, à data. Foi ainda Diretor na Siderurgia Nacional entre 1987 e 1988. Entrou para Diretor da BP Portuguesa em 1988, e tornou-se membro do Conselho de Administração em 1994, assumindo a Presidência de 1999 a 2008, após um período de dois anos, entre 1997 e 1999, como CFO da BP Oil UK. Foi ainda membro da Direção da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, APETRO, tendo sido Presidente desta Associação de 2001 a 2007. Reformou-se da BP em 2008 e tornou-se secretário-geral APETRO, agora EPCOL, em 2009. Foi Presidente da Câmara de Comércio Luso-Britânica entre 2010 e 2017, é Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e membro do Conselho Consultivo do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. Representa a EPCOL nos Conselhos Consultivos da ENSE e da ERSE.
Secretário-Geral da Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes (EPCOL)
ANTÓNIO COSTA SILVA
António Costa Silva nasceu em Angola, em 1952. É Licenciado em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Engenharia de Petróleos pelo Imperial College (Universidade de Londres), e Doutor em Engenharia de Reservatórios Petrolíferos pelo Instituto Superior Técnico e pelo Imperial College. É Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos. A convite do Governo português, elaborou, em 2020, a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 e presidiu à Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa de Recuperação e Resiliência entre maio de 2021 e fevereiro de 2022. Foi Ministro da Economia e do Mar no XXIII Governo Constitucional. Foi presidente da Comissão Executiva da Partex, entre 2004 e 2021. Foi, a partir de 2018, membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro, presidente do Conselho de Combustíveis da ERSE, membro do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Advisory Board da Water Initiative da Universidade Católica de Lisboa. Foi membro do Conselho de Curadores do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para a Ajuda ao Desenvolvimento. Participou como orador convidado em conferências internacionais sobre estratégia, energia e geopolítica e é autor de diversas publicações e artigos nas áreas da energia, estratégia, geopolítica e relações internacionais.
-
CARLOS FERREIRA
Administrador e accionista da MainBio, tem um background em gestão de empresas durante a sua carreira, na sua maioria na área da energia renovável. A trabalhar na indústria de biodiesel desde 2009, onde iniciou com a IncBio a engenharia e construção de refinarias. Abraçou o projecto de construção e operação da MainBio em 2019, uma unidade industrial em parceria com a M. Couto Alves, focada exclusivamente em biodiesel avançado, onde tem liderado a equipa no desenvolvimento e afinação do processo de produção através de matérias-primas residuais industriais.
Diretor da MainBio
DENIS FROJMOWICZ
Licenciado em Engenharia Civil, iniciou a sua carreira na área de projetos e fiscalização de obras. Mais tarde, passou pelos Serviços Municipalizados de Torres Vedras. Entretanto, descobriu o mundo da logística com a LPR Portugal e, desde então, tem sido um caminho de descobertas e desafios constantes em toda a complexidade do negócio. Depois de passar pelo departamento de operações/logística, é hoje o Coordenador SHEQ onde assume toda a responsabilidade de segurança e controlo de qualidade do serviço/produto, abrangendo igualmente toda a área da sustentabilidade.
Coordenador SHEQ
EMANUEL PROENÇA
Licenciado em Engenharia Civil, iniciou a sua carreira na área de projetos e fiscalização de obras. Mais tarde, passou pelos Serviços Municipalizados de Torres Vedras. Entretanto, descobriu o mundo da logística com a LPR Portugal e, desde então, tem sido um caminho de descobertas e desafios constantes em toda a complexidade do negócio. Depois de passar pelo departamento de operações/logística, é hoje o Coordenador SHEQ onde assume toda a responsabilidade de segurança e controlo de qualidade do serviço/produto, abrangendo igualmente toda a área da sustentabilidade.
CEO da Savannah Resources
EMÍDIO SOUSA
Secretário de Estado do Ambiente no Governo de Portugal Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Presidente da Área Metropolitana do Porto Presidente da Comissão de Economia do Eixo Atlântico Presidente do Conselho de Administração da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Presidente do Conselho de Administração do PERM, Parque Empresarial Presidente do Conselho de Administração da Feira Viva, Empresa Municipal Secretário Geral das Águas de Gaia, Empresa Municipal Licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Católica Portuguesa
Secretário de Estado do Ambiente
FERNANDO MARTINS
É engenheiro e doutorando em Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Coimbra, na área de investigação da eficiência energética. Desde abril de 2023 desempenha as funções de Chefe de Unidade de Controlo e Prevenção na Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), onde é responsável pela fiscalização, prevenção e investigação da causa de acidentes no setor energético em Portugal. A sua experiência abrange ainda funções de direção no âmbito da sustentabilidade energética, como Diretor de Serviços na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Diretor Executivo do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e o Fundo de Eficiência Energética (FEE).
Chefe de Unidade de Controlo e Prevenção na Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE)
FRANCISCO GÍRIO
Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais e participou em mais de 70 projetos de I&D em bioenergia, biocombustíveis e bioeconomia. É Presidente do Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (CoLAB BIOREF), membro do Steering Committee e Vice-Presidente do Working Group 2 da Plataforma Europeia de Inovação em Bioenergia (ETIP-Bioenergy) e membro dos Conselhos Científicos do Instituto espanhol de energia IMDEA- Energy e do Instituto RAIZ. Recentemente, foi o Responsável pela elaboração do Plano de Ação para o Biometano 2024-2040.
Responsável pela unidade de investigação e desenvolvimento em bioenergia do LNEG
FRANCISCO VIEIRA
Engenheiro Mecânico pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a carreira como Oficial Engenheiro no Exército, em 1982, após a conclusão do curso da Academia Militar. Em 1992, ingressou nos quadros da Mobil Oil onde dirigiu os Departamentos de Compras e de Engenharia em Portugal e em Espanha. Mais tarde, já na BP plc, assumiu responsabilidades comerciais na área dos Combustíveis. Entre 2000 e 2005 foi director de Operações da BP Espanha. Assumiu posteriormente funções internacionais na área da Segurança e Ambiente para toda a região da Europa, bem como a direcção do Departamento de Logística de Combustíveis para a península ibérica. Foi Presidente e Administrador-Delegado da BP Portugal entre 2010 e 2013. Preside desde 2019 ao Conselho Consultivo da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE). É diretor do programa “Advanced Management in Energy” (AMEG), uma iniciativa da AESE em parceria com a Associação Portuguesa da Energia.
Diretor do programa “Advanced Management in Energy” (AMEG) | AESE Business School
GABRIEL SOUSA
É diretor executivo da FLOENE ENERGIAS, S.A. desde novembro de 2016 e Presidente dos Conselhos de Administração das nove empresas subsidiárias de distribuição. A entrada na FLOENE aconteceu em 2013, como Diretor de Gestão de Acesso de Terceiros à rede de distribuição de gás natural. Com mais de 25 anos de experiência no setor, começou na Lusitaniagás como Diretor de Desenvolvimento Comercial e foi CEO de várias empresas de distribuição de gás. É licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra e tem um MBA Executivo da AESE/IESE. É membro das associações EUROGÁS, GD4S e APEG.
CEO na Floene
HENRIQUE CARAMALHO
Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Administrador Executivo da BIOPORT, S.A., empresa produtora de biocombustível avançado e membro do conselho de Administração da VALPI, SGPS, SA. Vogal da Direção da ABA – Associação de Bioenergia Avançada desde 2019. Entre 1999 e 2006, exerceu funções como Diretor Manutenção e Compras na empresa VALPI BUS com especial foco na modernização e otimização dos processos internos. Foi também responsável pelo processo de certificação da empresa pela Norma ISO:9001 em 2004. Entre 2006 e 2015, exerceu a função de Administrador Executivo da empresa BRITAFIEL, S.A. tendo acompanhado todo o processo de aquisição, planeamento e montagem da central de britagem e equipamentos circulantes. Liderou a atividade comercial e processos de certificação. Entre 2011 e 2013 foi Membro da Direção da ANIET - Associação Nacional da Indústria Extrativa Desde 2019 é Vice-Presidente da Assembleia Geral e membro do Conselho Superior do Sport Club do Porto.
Administrador Executivo da Bioport
INÊS DOS SANTOS COSTA
Começou na investigação em ecologia industrial e simbioses industriais, com um Master of Science em Inovação e um Doutoramento em Engenharia do Ambiente, sendo autora e coautora de artigos científicos e livros técnicos na área da inovação, gestão de resíduos, ecologia industrial e simbioses industriais. Foi consultora na 3Drivers, e depois convidada para adjunta do Ministro do Ambiente para a área de Economia Circular (2016-2019) e depois Secretária de Estado do Ambiente (2019-2022). Conta assim com um percurso de mais de 20 anos de experiência profissional em sustentabilidade e economia circular, e atualmente, é associate partner na Deloitte para Sustentabilidade.
Sócia Delloite
JAVIER ARGUMOSA
Formação universitária: Economia, com especialização na disciplina académica de Macroeconomia, pela Universidade Complutense de Madrid, e MBA pela Universidade de Dallas (Texas) Desenvolveu toda a sua carreira profissional vinculada ao setor energético. Antes de entrar no Grupo DISA, trabalhou ExxonMobil enquanto expatriado durante uma década, em diferentes lugares e cargos na Europa e América Latina. Uniu-se ao DISA para criar uma empresa dentro do grupo dedicada a Trading, com presença em mercados internacionais. Em 2019, foi eleito para liderar a criação da divisão internacional do DISA como Diretor do Desenvolvimento Internacional, onde liderou a função de M&A e a criação da estrutura de gestão da divisão internacional. Neste sentido, entre outras responsabilidades, liderou a negociação e fecho das aquisições de negócios no setor energético em Portugal e no Uruguai, e é CEO da Prio, apoiando a gestão de equipa na gestão local e na definição da sua estratégia.
CEO Prio
JOANA BERNARDO
É atualmente Diretora Técnico-Científica do CoLAB BIOREF. Tem um mestrado em Engenharia Química, UM doutoramento em Química, e as suas áreas de investigação estão centradas na produção de biocombustíveis, desenvolvimento de novas metodologias para a valorização da biomassa e desenvolvimento do conceito de biorrefinarias. Anteriormente, trabalhou na unidade de Bioenergia e Biorrefinarias do LNEG e foi gestora da BBRI (Biomass and Bioenergy Research Infrastructure), a única infraestrutura em Portugal dedicada à Investigação de Biomassa e Bioenergia.
Diretora Tecnico-Cientifica no CoLAB BIOREF
JOÃO CHAMBEL
Atual responsável pela Desk de Trading de Biocombustíveis e Quimicos da Galp. Após passagem por consultora internacional, entrou na Galp em 2012 tendo estado sempre ligado à área de Trading, inicialmente com responsabilidades na comercialização de produtos fósseis (LPG, naftas e produtos aromáticos) e nos últimos anos dedicado aos biocombustíveis, alinhado com a estratégia de descarbonização da Galp e com a sua aposta clara na liderança da transição energética. Tem responsabilidades não apenas na compra de feedstocks para as unidades produtivas da Galp, mas também na compra de biodiesel e HVO no mercado nacional e internacional de forma a assegurar o cumprimento das metas de biocombustíveis da Galp em Portugal e em Espanha. Como formação de base possui o curso de Engenharia Biológica pelo IST, tendo logo desde os tempos da Universidade tido os primeiros contatos com a temática dos biocombustíveis através da tese de mestrado que realizou em Lyon, no instituto Francês do Petróleo, sobre biocombustíveis de 2ªgeração.
Responsável de Trading de Biocombustíveis na GALP
JOÃO CRUZ
Trabalhar na área de autocarros e camiões nos últimos 20 anos deram-lhe a oportunidade de criar um conhecimento sólido sobre esta desafiante área de negócio. Alcançar objetivos pela motivação de equipas de forma a assegurar o melhor nível de serviço aos clientes mais exigentes, combinar a interação pós-venda com as expetativas dos consumidores, facilitando as ferraementas certas para o sucesso da equipa de vendas está naturalmente integrado no dia-a-dia profissional.
Diretor da Unidade de Negócios de Autocarros na MAN Truck & Bus Portugal
JOÃO REIS
Com formação académica em Engenharia Mecânica, iniciou a sua carreira profissional como Engenheiro de Lubrificação na Mobil Oil Portuguesa, assumindo continuamente funções de crescente responsabilidade. Após o Join Venture Europeia entre a BP e a Mobil, em 1996, tornou-se Diretor de Comunicação e Relações Externas da BP Portugal. Para além das suas funções profissionais, foi Vice-Presidente da AP2H2 – Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, Diretor da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Vice-Presidente da PRP –Prevenção Rodoviária Portuguesa, e Presidente da GRACE - Empresas Responsáveis, da qual é atualmente Membro do Conselho Consultivo. Em representação da EPCOL, onde é responsável pela comunicação, é atualmente membro do Secretariado da Plataforma Portuguesa para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono.
Representante da Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono | PCBC
JORGE ANTUNES
Formação Académica: Doutorado em engenharia naval, pela Universidade de Newcastle upon Tyne (Inglaterra); Mestre em engenharia naval, pela Universidade de Newcastle upon Tyne (Inglaterra); Licenciado em engenharia naval Instituto Superior Técnico (Portugal); Licenciado e oficial engenheiro da marinha mercante pela Escola Náutica Infante Dom Henrique engenharia de máquinas marítimas; Pós-graduação AESE – GAEM Gestão Avançada da Economia do Mar Sobre Carreira profissional: Tem dividido a sua actividade profissional, entre indústria e academia, nomeadamente como CEO da TecnoVeritas Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos Lda, desde 1994, e a Universidade de Newcastle upon Tyne, em Inglaterra, Singapura, Dubai, tendo sido docente daquela até 2020 onde foi professor visitante do mestrado MTEC (Marine Technology Engineering Consortium). Foi ainda professor no IST e na Escola Náutica Infante Dom Henrique desde 2006, tem tido participações como docente visitante WMU na Suécia ( World Maritime University), tem ainda sido arguente de teses de Mestrado da Escola Naval. Na empresa de engenharia TecnoVeritas onde exerce o cargo de CEO desde 1994 e responsável pela inovação e Investigação e Desenvolvimento. Detém três patentes europeias na área da engenharia de máquinas marítimas. Responsável por inúmeras provas de mar, classe Viana Do Castelo, Classe Explorer, bem como de estreita colaboração com diversas Marinhas Portuguesa, Grega, Indiana, Americana e Chipre, mas também de vários navios de passageiros entre outros. Reconhecimentos: Foi galardoado com o 1º Prémio Seatrade Awards Londres em 2012; Obteve uma menção honrosa Green Project Awards 2013; Ganhou o 1º Prémio da Revista de Marinha 2014; Ganhou o 2º Prémio Motor Ship 2018 Future Fuels; Foi Premiado pelos Alumni Escola Náutica Infante Dom Henrique 2024; Foi Premiado pela Ordem dos Engenheiros Colégio de Engenharia Naval 2024; Membro da Confraria Marítima de Portugal. Membro da Ordem dos Eng.ºs Colégio de Naval; Membro do Institute of Marine Engineers; Membro da Direção da Associação das Industrias Navais. Principais interesses: Geoestratégia do mar, Inovação tecnológica, Eficiência energética de navios e instalações industriais terrestres, mitigação das emissões gasosas de motores de combustão interna, gás natural, hidrogénio, e sustentabilidade.
CEO da TECNOVERITAS
JOSÉ CARLOS SIMÃO
Licenciado em Engenharia de Informática, com pós-graduações em Gestão Portuária e Gestão de Sistemas de Informação, e Mestrado em Gestão de Empresas. Tem desenvolvido a sua carreira no setor marítimo-portuário e participado em diversos projetos de modernização e simplificação de procedimentos na atividade portuária e intermodalidade. Atualmente é Diretor Geral da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Diretor Geral da DGRM
LUIS MONTEIRO
Licenciado em Engenharia de Minas pela FEUP em 1998, foi responsável pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel e mais tarde Chefe de Divisão de Ordenamento do Território e Ambiente da Câmara Municipal de Valongo. Impulsionador da digitalização dos processos de Gestão Urbanística e da criação e o reconhecimento da Área de Paisagem Protegida de mbito Regional "Parque das Serras do Porto" viria a substituir a gestão municipal pela gestão portuária, primeiro em funções técnicas na Direção de Obras e Equipamentos, de 2020 até 2022 e desde então como Chefe de Divisão de Ambiente e Eficiência Energética na Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, SA.
Chefe de Divisão do Ambiente e Eficiência Energética da APDL
LUIS NUNES
Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Possui a certificação CFA e é membro do Instituto CFA. Pós-graduado em Gestão Avançada de Energia pela Escola de Gestão de Lisboa. Tem experiência profissional na área da Consultadoria, Gestão de Ativos, Trading, Agro-Indústria e Energia. É docente externo em Derivados Financeiros pela Escola de Gestão de Coimbra. Atualmente, é Diretor de Operações na Prio Supply e membro do Conselho Executivo do Grupo Prio.
COO Prio Supply
MANUEL CASQUIÇO
Engenheiro Civil e pós-graduado em gestão e estratégia empresarial e mestre em tecnologia da informação e gestão. Em 2007 integrou o Departamento de Edifícios da ADENE como formador e auditor, verificando a qualidade dos certificados energéticos emitidos por técnicos qualificados no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética. Participou em vários projetos europeus bem como em alguns grupos da rede Europeia de Agências de Energia. Coordenou e participou em vários projetos no âmbito da eficiência e transição energética. Atualmente é diretor da área de indústria e transição energética, tendo como principais funções a operacionalização do sistema de gestão de consumos intensivos de energia (SGCIE), implementação de projetos de autoconsumo e comunidades de energias renováveis. É também o coordenador nacional da Estratégia Nacional de Longo Prazo para Combater a Pobreza Energética (2050).
Diretor de Indústria e Transição Energética na ADENE
MARIA DO CÉU SÀÁGUA
Licenciada em Biologia e doutorada em Biologia na área de Microbiologia, Maria do Céu Sáàgua é Técnica Especialista da Secretaria de Estado da Energia e Chefe de Departamento de Biocombustíveis na Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).
Técnica Especialista da Secretária de Estado da Energia
MARIA JOÃO PEREIRA
Maria João Pereira é licenciada em Engenharia de Minas, com um mestrado em Mineralurgia e Planeamento Mineiro e um doutoramento em Engenharia de Minas, possuindo o título de agregada em Georrecursos. É docente universitária e investigadora na área da engenharia de recursos minerais e energéticos. Atualmente, é também Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde desempenhou funções de Presidente do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos e de investigadora e Presidente do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA).
Secretária de Estado da Energia
MÁRIO MARTINS
Mário Martins é Green Gas Project Developer da GENIA BIOENERGY, tendo a sua experiência profissional passado por consultoria e direção comercial nos setores de energia renovável . O GRUPO valenciano GENIA GLOBAL ENERGY atua no desenvolvimento em projetos de Biogás e Biometano com a empresa do Grupo GENIA BIOENERGY, onde operam nos 4 continentes. Começaram a operação de prospeção no ultimo trimestre de 2021 em Portugal e desde do dia 2 de Junho de 2023 atuamos em Portugal como GENIA BIOENERGY PORTUGAL.
Green Gas Project Developer na GENIA
MIGUEL FARIA
É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (“IST”), tem uma pós-graduação em Inovação e Gestão da Tecnologia pelo IST e um MBA pelo INSEAD. Iniciou a carreira em 2003, em Lisboa, na A2P Consulting e como engenheiro de estruturas – tendo projetado edifícios e pontes, tanto em construção nova como em reabilitação. Em 2007, juntou-se ao grupo ARUP, em Londres, liderando o projeto das infraestruturas dos Jogos Olímpicos. Em 2009, criou o escritório da ARUP em Montreal, Canadá, liderando a equipa de engenharia num consórcio de uma PPP rodoviária. Em 2012, após o MBA, trabalhou seis anos em São Paulo, na criação e no desenvolvimento de novos negócios, tanto de forma orgânica como via aquisições. Desenvolveu uma vasta experiência no negócio dos materiais de construção e no negócio da floresta, celulose e papel. Como projetos relevantes, conta a cisão da CIMPOR e integração no Votorantim Cimentos e a criação de novos negócios na Suzano Papel e Celulose. Em 2017, regressou a Portugal e juntou-se à The Navigator Company, liderando a frente de inovação, consultoria interna e lean management. Em janeiro de 2020 foi responsável fabril pela unidade industrial de Vila Velha de Rodão e em 2023 liderou a fábrica de papel Tissue Mill. Em junho de 2023 juntou-se à empresa FLOENE ENERGIAS, S.A, na posição de COO, para liderar a transformação da empresa, tanto a nível interno como externo, no roteiro da descarbonização.
Administrador Executivo na FLOENE
NUNO CORREIA
Doutorado em Eng. Química pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (UL). Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de poliuretanos, energia/biocombustíveis, gestão de resíduos e economia circular. Gestor experiente com skills robustos de organização e liderança, demonstrados na ocupação de cargos de direção e administração em várias empresas, nomeadamente a PRIO BIO e HARDLEVEL. Desempenhou funções em diferentes áreas, nomeadamente produção industrial, sistemas de informação, sistemas de gestão de qualidade, segurança e ambiente (QSA). Ao longo do seu percurso profissional esteve sempre ligado às principais associações do sector da bioenergia, nomeadamente a EBB (European Biodiesel Board), APPB (Associação Portuguesa de Produtores de Bioenergia), EWABA (European Waste-Based & Advanced Biodfuels Association), e ABA (Associação de Bioenergia Avançada). Fundou a C-GREEN em 2021, uma empresa de consultadoria em projetos de bioenergia inovadores e para cumprimento da Directiva Europeia para as Energias Renováveis (RED), assumindo funções de gestor e consultor sénior.
Co-Fundador CGreen
NUNO DO CARMO
Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Fez o Programa de Direção de Empresas pela AESE, Escola de Direção e Negócios com a colaboração da Faculdade de Navarra. É vogal do Conselho de Administração da Barraqueiro Transportes, S.A e Diretor Geral de Serviço Público Transporte de Passageiros na empresa. É vogal do Conselho Técnico da ANTROP. Iniciou a carreira profissional no Instituto Superior Técnico em 1994. De outubro de 1994 até outubro de 2000, na empresa Joaquim Jerónimo, Lda. do Grupo Barraqueiro, foi Responsável pelo Centro de Inspeções de Veículos. De junho de 2001 até a 2022, Diretor da Esevel – Barraqueiro Transportes, S.A., colaborou na gestão do sector de manutenção de autocarros, apoio técnico de manutenção das diversas zonas operacionais, importação, comercialização e após-venda de equipamentos de ar condicionado para autocarros. De setembro de 2004 até dezembro de 2007, foi professor assistente da cadeira de Gestão de Produção e Logística da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem colaborado com fabricantes de veículos pesados de passageiros em Portugal e dado formação em diversas empresas do setor de transporte de passageiros. Desde 2009 é Diretor da Mafrense – Barraqueiro Transportes, S.A., coordena as diversas áreas da Gestão Operacional de Transporte de Passageiros em autocarro.
Vogal do Conselho Técnico da ANTROP
NUNO MOREIRA
É doutorado em Engenharia e Gestão Industrial e licenciado em Engenharia Mecânica. Atualmente, é diretor executivo da Dourogás SGPS, um grupo português que se tem destacado no setor do gás natural, nomeadamente como líder de mercado no Gás Natural Veicular (GNC/GNL), nas redes de distribuição, e mais recentemente na produção de gases renováveis, com particular enfoque no biometano e no hidrogénio. Entre as suas principais funções, incluem-se: Presidente do SG Natural Gas-Industrial Utilization Committee da IGU – International Gas Union; Vice-Presidente do CoLab Bioref – Laboratório Colaborativo para Biorrefinarias; Coordenador da Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros e membro da administração, além de coordenador, do grupo português de trabalho da Gasnam – associação ibérica para a utilização do gás natural, hidrogénio e gases renováveis na mobilidade.
CEO DOUROGÁS
PAULO FERREIRA
É o diretor executivo da PRF Gas Solutions desde a sua fundação, em 1991. Sob a sua liderança, a PRF cresceu consistentemente, tornando-se uma referência em soluções de engenharia para o setor do gás e das energias renováveis. Com mais de 33 anos de experiência, a empresa destaca-se pela inovação e compromisso com a sustentabilidade, atuando em áreas como GNL, biogás e hidrogénio, com projetos realizados em vários continentes. Paulo Ferreira lidera uma equipa jovem e motivada, focada na excelência e no atendimento aos clientes. Acredita que o que fazemos hoje pode transformar o futuro, criando um mundo melhor para as gerações futuras.
Administrador na PRF
PEDRO LEMOS
Diretor de Coordenação Portuária do Porto de Aveiro. Licenciado em Estudos Superiores Especializados em Gestão e Tecnologias Marítimas pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique. Capitão da Marinha Mercante, com experiência de onze anos no mar. Piloto de Barra sénior, com vinte e cinco anos de experiência, passando pelos departamentos de Pilotagem do Porto de Lisboa, dos Portos do Douro e Leixões e, atualmente, no Porto de Aveiro. Formador nas áreas de navegação, manobra de navios e segurança marítima em cursos de formação profissional (categoria de marinheiro e mestres) para setores de turismo e pesca).
Diretor de Coordenação Portuária | Porto Aveiro
PEDRO MARTINS BARATA
BIO EM BREVE
Vice-Presidente para os Mercados de Carbono & Descarbonização do Setor Privado na EDF
PEDRO POLÓNIO
Formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduado em gestão de empresas, Pedro Polónio iniciou a sua carreira como advogado na área do direito laboral e comercial, especializando-se no setor dos transportes de mercadorias. Em 2005, ingressou na Patinter S.A. como diretor de recursos humanos, tendo a partir de 2014, passado a assumir o cargo de diretor-geral. Pedro Polónio é atualmente Presidente da ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadoria.
Presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias | ANTRAM
RICARDO BAPTISTA
Licenciado em Engenharia Automóvel pela Kingston University of London e possui um Master Degree do Institute of the Motor Industry. Com mais de 25 anos de experiência no setor automóvel, a sua trajetória foi construída em ambientes multinacionais e com diversas marcas, o que lhe proporcionou insights valiosos dos mercados B2B e B2C. Ao longo da sua carreira, destacou-se pela gestão de equipas na área pós-venda, com foco na satisfação do cliente. Desde 2012, atua como Diretor Técnico na Valpi Bus, S.A., liderando a área de manutenção de transportes rodoviários de passageiros. Em 2018, implementou o projeto de incorporação de biocombustíveis em veículos pesados de passageiros, promovendo transportes mais verdes e contribuindo para a redução das emissões de carbono e do impacto ambiental.
Diretor Técnico na VALPI
RICARDO CAMPOS
Engenheiro civil e gestor, Ricardo Campos é presidente do Fórum da Energia e Clima, uma organização que nasceu da vontade da sociedade civil de todos os países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de aprofundar laços e lutar em conjunto pela superação da Crise Climática. Faz também parte da organização The Climate Reality Project, criada em 2016 pelo ativista ambiental e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007. Tem dedicado parte do seu tempo à criação de projetos de ação climática como os Guardiões, o Observatório do Clima CPLP, e o programa televisivo Hora de Agir, e percorre o mundo lusófono disseminando a razão da ciênc
Presidente do Fórum Energia e Clima
ROSÁLIA AMORIM
Rosália Amorim é comentadora televisiva e é Diretora de Marca, Marketing e Comunicação da EY Portugal, Angola e Moçambique, desde 5 de fevereiro de 2024. Antes, foi Diretora de Informação da TSF e ainda e, por três anos, foi Diretora do Diário de Notícias (desde Novembro de 2020 a Outubro de 2023). Até lá e por quatro anos desempenhou funções de Diretora Editorial do Dinheiro Vivo – Direção Editorial de Economia do Global Media Group (GMG), ou seja, a responsável pela área económica para o Dinheiro Vivo, o Diário de Notícias e Jornal de Notícias, desde Outubro de 2016. No primeiro semestre de 2021 foi administradora não executivo do Global Media Group. Acumulou com o Dinheiro Vivo a Direção Editorial da revista DN Insider, desde Maio de 2018, uma publicação mensal dedicada ao universo digital e distribuída com o Diário de Notícias. Foi também Publisher do Motor 24, marca do GMG dedicada à área editorial da mobilidade, desde Maio de 2018. Nestes títulos desenvolveu conceito de marca, comunicação e jornalismo, sempre com carater editorial, desenvolvimento e construção de brand e eventos editoriais, alguns dos quais com parceiros internos e externos. Foi comentadora na rádio TSF de 2015 até janeiro de 2024. E é atualmente comentadora na RTP1, RTP2 e RTP3. Modera, regularmente, conferências nacionais e internacionais, sobretudo ligadas aos temas da economia, tecnologia, energia e mobilidade, mas também de liderança. Antes foi Diretora Executiva da Media Rumo (jornal Mercado, jornal Vanguarda e revista Rumo) em Angola, por dois anos (2015-2016) e assessora do conselho de administração da Media Rumo. Fez grande parte da sua carreira no grupo Impresa, onde trabalhou durante 18 anos, e foi Editora da Revista Exame, Coordenadora da Revista Única do jornal Expresso, Coordenadora da Inteligente Life -The Economist na versão portuguesa, Coordenadora da Economia do jornal Expresso, comentadora de assuntos económicos na SIC e na SIC Notícias, até janeiro de 2015. Iniciou o seu percurso na Rádio Comercial, como jornalista e com especialização na área económica. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem formações diversas nas áreas da Economia e do Jornalismo, em instituições como a escola de negócios INSEAD (França), FLAD, Cenjor, Euronext Lisbon e Nova Business School. Fez o PADE- Programa de Alta Direção de Empresas, da AESE Business School, em 2019. É autora do livro “O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher” (PrimeBooks, três edições), co-autora de “O Livro do Bem-Estar” com Rosa Lobato de Faria (Edimpresa) e autora do blogue “Executivos Sem Gravata”, do Expresso. É casada, tem dois filhos e tem 50 anos.
Diretora de Marca, Marketing e Comunicação EY Portugal
RUI MORGADO
Formado em Engenharia e Arquitetura Naval pelo IST, exerceu a função de gestor de projetos na Lisnave com durante 12 anos na reparação de navio de vários tipos e portes. Desde 2018 integra os quadros do departamento técnico da Mutualista Açoreana, desempenhando neste momento a função de diretor técnico.
Technical Manager da Mutualista Açoreana (Grupo Bensaude)
SOFIA PINHEIRO
2006-2022 – Técnica Sénior ERSUC-EGF Gestora Sénior de Biogás - Gestora Local de Energia e Sustentabilidade Gestão de Ativos e Operações Industriais Univerisdade de Coimbra - Mestre em Engenharia Mecânica - Energia e Ambiente Universidade de Aveiro - Design Industrial IBBK - Especialização em Biogás Universidade de Edimburgi - Captura e Armazenament de Carbono EDX
Gestora da Unidade de Negócio de Biogás na PRF
TELMO ADREGO
Economista, Licenciado em Gestão de Empresas e Pós-Graduado em Lean Management, com 25 anos de experiência e especialização nas áreas Financeira; Planeamento e Implementação da Estratégia; Controlo de Gestão; Melhoria Contínua dos Processos; Gestão da Arquitetura Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas. Desde 2016, exerce o cargo de CEO na Resiway, empresa líder em Portugal e um dos maiores players ibéricos, com hubs na América Latina e no Norte de África, na produção e fornecimento de matérias-primas de origem residual para biocombustíveis, em particular biocombustíveis avançados e biogás. Em 2019, ano de fundação da ABA - Associação de Bioenergia Avançada, assumiu funções de Vogal na Direção, cargo que ocupa com muito orgulho até aos dias de hoje. Tem como objetivo a construção de um futuro mais verde e sustentável.
CEO na Resiway
TERESA PONCE LEÃO
Doutoramento na FEUP em Planeamento Energético com integração de renováveis. Presidente do LNEG e Professora na FEUP. Membro do Conselho de Administração da ADENE - Agência para a Energia. Presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico. Vice-presidente executiva, eleita, na European Energy Research Alliance. Vice-Presidente na European Sustainable Energy Innovation Alliance. Vice-presidente do Expert Group on Resources Management nas Nações Unidas e líder do sub-grupo UN Resources Management System. Membro da Comissão de Especialização em Energia na Ordem dos Engenheiros.
Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia